Grafana

Busca
< All Topics
Print

Grafana

NÚCLEO DE APOIO TÉCNICO Grafana
  1. INTRODUÇÃO
Este documento tem como intuito servir de base informacional sobre a ferramenta Grafana e sua utilização dentro da empresa Virtueyes para a posterior inclusão na Base de Conhecimento do Núcleo de Apoio Técnico.
  • SOBRE A FERRAMENTA
O Grafana é uma aplicação web de código aberto para análise e monitoramento de dados históricos e em tempo real por meio de gráficos, tabelas e outros elementos gráficos. A ferramenta é utilizada pelo NAT por exemplo para o monitoramento e análise das conexões e autenticações em nossos servidores, dos túneis por operadora, entre outras informações essenciais sobre a infraestrutura tecnológica da empresa.
  • ACESSO
O acesso a ferramenta é realizado pelo navegador utilizando os dados abaixo. URL : http://54.94.202.120:8000/ Usuário : NAT Virtueyes Senha : Virtu@5401 Os dados de acesso assim como o link estão disponíveis também na página principal do site do Núcleo de Apoio Técnico no Sharepoint (Intranet).
  • DASHBOARDS
Segue detalhamento sobre a visualização e informações presentes nas dashboards da ferramenta.        4.1 FILAS No monitoramento de filas é registrada a gravação dos dados de conexões das linhas de nossos clientes em bancos de dados, para armazenamento e consulta. Na primeira linha as informações que temos da esquerda para a direita são, quantidade de eventos pendentes, ou seja, eventos processados pelos AAA que estão em uma fila aguardando para serem adicionados aos bancos de dados. Em seguida temos a quantidade de consumidores relativa à fila da primeira coluna. Seguida de um indicador de erros de SQL no processamento da fila, que em condições normais deve ser sempre 0 (zero).
No centro da linha em cinza temos as informações atuais sobre o processamento de bilhetes e estado atual das conexões, onde podemos ver informações sobre total de conexões, conexões iniciadas e desconexões. E por fim temos o indicador do estado da replicação do baco de dados do 1A para o 1C, o estado padrão deste indicador é apresentar a palavra Health (algo como saudável em uma tradução livre) em um fundo verde. Por último temos o timer do atraso de replicação que mostra se há algum atraso no processamento das filas, o estado normal deste indicador consiste na apresentação das letras “NaN ms “em um fundo verde.
A segunda coluna do monitoramento de filas basicamente mostra em gráficos as informações da primeira linha. Sendo a primeira coluna um gráfico por horário da quantidade de eventos pendentes, a segunda um gráfico por horário das novas conexões (em verde), desconexões (em vermelho) e ínterim (em azul). Seguidos de um gráfico por horário do tempo de replicação que apresenta picos quando ocorre algum atraso ou demora na replicação. O último gráfico mostra os tempos de replicação para os bancos do 1A e 1C, normalmente pelo fato do servidor estar mais distante geograficamente o banco de dados do 1C sempre terá um tempo de delay maior em relação ao 1A em função da latência. Por último na última linha da última coluna da parte de gráficos, temos um medidor gráfico do timer de atraso de replicação, que em situações normais está sempre zerado.
Na terceira e quarta linha temos as mesmas informações já indicadas acima, porém aqui discriminadas de acordo com seu servidor entre 1A e 1C.
Na linha a seguir temos um controle de pings dos servidores onde rodam os bancos de dados, esses gráficos nos ajudam a verificar a saúde e tempo de resposta destes servidores, e podem ajudar como ferramenta de diagnóstico caso algum deles pare por algum motivo.
Por último temos o monitoramento de um dos principais servidores dos bancos de dados, aqui é possível observar recursos de máquina, saúde e estado da replicação.
  • OPERADORAS
Temos informações de conexões e autenticações do túnel 1A e 1C sendo apresentadas, sendo que em verde está sendo apresentado o total de conexões atual e em azul o número de conexões no mesmo horário no dia anterior, com isso temos a base se normal ou apresenta alguma anormalidade.
Na sequência apresentamos os números de conexões e autenticações e o gráfico das mesmas por região, túnel 1A e túnel 1C, utilizando o mesmo padrão de cores, verde para valores atuais e azul para valore do mesmo horário do dia anterior.
Abaixo temos as informações sendo apresentadas por operadora na sequência Vivo, Claro, Tim e Algar
Exemplo: Vivo
  • FONTES (Manter fontes no fim do documento)
https://grafana.com/docs/ https://virtueyescombr-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/emerson_haag_virtueyes_com_br/EaHi0iAQTjdLtJnrmARhdZUBsmuhQedt75eYsO44528I8w