Falha de operadora

Busca
< All Topics
Print

Falha de operadora

1.      Definição
A falha de operadora pode ocorrer de duas formas, em âmbito nacional (onde afeta toda a rede da operadora) ou em âmbito regional (quando afeta uma cidade ou região específica ou bairro). Normalmente a falha de operadora pode ser identificada quando existe uma que queda massiva em uma quantidade significativa de linhas normalmente em horários próximos.
2.      Validação
Após identificada uma falha de operadora, o primeiro passo é validar com a operadora pelos telefones de contatos “vide doc contato operadoras” se há falha registrada. Caso a falha ainda não tenha sido identificada é necessário fazer a abertura de um chamado técnico. Abaixo segue exemplo de um possível cenário de falha de operadora. Imagem 1 – Desconexões em horários próximos.
Imagem 2 – Linhas offline em uma região
Imagem 3 – Linhas offline em uma cidade (Sorocaba)
3.      Levantamento de informações
Para abertura dos chamados temos formulários padrões para cada operadora, conforme descrito abaixo. Os formulários devem ser preenchidos conforme dados passados pelo cliente e os dados coletados no V.eye, fazer o envio para a operadora em questão.
3.1       Abertura chamado operadora
Abaixo segue formulários padrões de cada operadora. Vivo: Exemplo de linha afetada: Quantidade de linhas afetadas: Modelo do Módulo: Data e hora dos testes: Informar número linha testada: Endereços: Contato para testes: Informações complementares: Linhas: Claro: – Número do assinante? – Qual aplicação do cliente? – Desde quando (data e hora) ocorre o problema? – Foi verificado no visor do aparelho / modem se o cliente está registrado? (informar log de erro da aplicação do cliente). – Endereço completo onde ocorre à falha, nº, CEP, município, estado? -Referência, ruas transversais ao endereço da reclamação? – A falha ocorre em qualquer local ou somente no endereço informado? – A falha ocorre indoor ou outdoor? – Qual a APN: – Descreva a falha: – Qual a criticidade? (Procon, Anatel, VIP, etc.) – Nome e Número de contato do responsável pela reclamação? Tim: Solicito a abertura de um chamado técnico para a cidade de Nome da Empresa: Contato feito por: Telefone de contato e e-mail: Data e Hora da falha: Endereço: Tipo de Conexão/Serviço: Frequência da ocorrência/falha: Sempre? ou intermitente? Tipo de equipamento utilizado: Rastreador, Computador ou POS? Qual a mensagem de erro? Qual o modelo do modem ou equipamento em que está inserido o SIMCard? Essa falha ocorre em todos os equipamentos da empresa?
4.      Acompanhamento chamado
O acompanhamento do chamado dele ser feito pelo menos duas vezes ao dia caso não tenha sido determinado um prazo para normalização pela operadora.  Caso a operadora demore ou não retorne um prazo para os chamados, será necessário acionar o gestor de contas da operadora em questão. Devemos manter o cliente sempre atualizado sobre o chamado com atualizações de prazo e informações.
5.      Conclusão e Feedback
Após a operadora informar a normalização dos serviços é necessário validarmos com o cliente se ouve de fato a normalização do serviço. Somente após o feedback positivo do cliente podemos encerrar o chamado junto a operadora.